9 de ago. de 2008

BitTorrent - Parte II

Agora que já entendemos como funciona o sistema torrent, vamos para a parte mais divertida que é fazer o download dos arquivos. Para isso você irá precisar de um cliente torrent, que é o programa que faz os downloads. Existem vários destes clientes pela internet a fora, alguns dos mais famosos são o Vuze (antigo Azureus), o BitComet, o BitTorrent e o uTorrent. Este último é a nossa recomendação por ser muito leve e eficiente, não consumindo assim muitos recursos do seu computador.

Possuindo o cliente, o próximo passo é conseguir o arquivo torrent. Ele pode ser encontrado em sites específicos que contêm uma enorme quantidade de arquivos para serem baixados. Abaixo segue uma lista com os principais sites de torrent:

Mininova
Isohunt
Os dois sites acima são públicos, ou seja, não é necessário nenhum tipo de cadastro ou convite. É só acessar e procurar o que você quer.

Demonoid
TVTorrents
TorrentManiacs (Esse é made in Brazil)
Já esses três aqui de cima são privados, ou seja, para fazer o cadastro é necessário ser convidado por um usuário do site.

Um ponto importante é que a maioria dos sites que disponibilizam os arquivos são gringos, então é importante ter uma base no inglês. Outra coisa importante é ter conhecimento de algumas palavaras que são utilizadas no mundo torrent, portanto segue aqui um glossário dessas expressões:
Seed: É o usuário que já tem o arquivo completo e está enviando para os outros usuários da rede.
Leecher: É quem ainda está baixando o arquivo.
Peer: São todos que estão compartilhando o arquivo, tanto seeds quanto leechers.
Tracker: É o servidor que gerencia a rede. Quando ele fica fora do ar dá merda você geralmente não consegue compartilhar nada.
Ratio: É a divisão da quantidade de dados que você enviou pela que você baixou. O correto é ter um ratio de pelo menos 1, ou seja, enviar a mesma quantidade que você baixou. O ratio é muito importante em trackers privados, que normalmente exigem que se tenha 1 de ratio. Fórmula: Ratio=Upload/Download.

Pra finalizar, vamos fazer um pequeno tutorial ilustrado de todo o procedimento. Neste caso iremos utilizar o site Mininova e o cliente uTorrent.
Acessamos o Mininova e na barra de procura pesquisamos o arquivo que queremos baixar. Procure de preferência pelo nome em inglês, já que o site é gringo.

Depois de feita a busca, é só clicar no arquivo que se procura. Para atingir uma maior velocidade no download dê preferência aos arquivos com mais seeds.


Agora é só clicar em Download this torrent! para baixar o torrent. Para quem entende um pouco de ingrêis é bom dar uma olhada nos comentários para saber o que outros usuários estão comentando sobre o arquivo. Também é aconselhável dar uma olhada nos details (detalhes) do torrent para ver o que será baixado.


Depois de baixado, agora é só abrir o torrent.


Ao abrir-se o arquivo torrent, automaticamente o seu cliente será aberto e começará a baixar o seu arquivo.



É isso, agora você já sabe mais uma forma de baixar conteúdo da internet.

0 comentários:

 
© Copyright 2008 Se Ligou?® Corporation. Alguns direitos reservados,precisaremos de vários advogados.
É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que a fonte seja linkada.