9 de ago. de 2008

BitTorrent - Parte I


Se você costuma fazer muitos downloads provavelmente já deve ter ouvido falar de BitTorrent, Torrent ou algo do tipo certo? Não? Sério? Então vamos começar por partes.

O BitTorrent é uma rede P2P, também chamada de Peer-to-Peer ou ainda Par-a-Par, onde as pessoas podem compartilhar qualquer tipo de arquivo pela internet, como livros, músicas, vídeos, etc. Essa tecnologia foi criada por Bram Cohen (grande Bram!), um programador norte-americano.

E como funciona isso?
Bem, vamos supor que você irá baixar um vídeo. Para começar a baixá-lo, é preciso que ele esteja associado a um arquivo bem pequeno chamado torrent. Esse arquivo é encontrado em sites de torrents (que coincidência não?) como o Mininova e o Isohunt, mas faleremos mais sobre os sites na segunda parte dessa matéria. Na verdade o torrent nada mais é que um arquivinho (ou arquivozinho?) com todas as informações do arquivo que está sendo compartilhado.
O vídeo que você vai baixar será quebrado em vários pedaços pequenos para facilitar a troca entre os utilizadores da rede. Assim, a troca de arquivos vai sendo feita aleatoriamente, ao mesmo tempo que você está baixando determinado pedaço de um usuário, está também enviando algum pedaço que você já possui para outra pessoa. Depois de ter baixado todos os pedaços, eles vão ser juntos e formarão o vídeo que estava sendo baixado.

Esse sistema aumenta muito a velocidade da rede, já que não há filas de espera e todos trocam pedaços entre si, sem depender de um servidor central, como acontece nos sites de downloads. Assim, quanto mais gente usando a rede, maior será a velocidade de download, já que haverá mais gente para lhe enviar pedaços do arquivo.

0 comentários:

 
© Copyright 2008 Se Ligou?® Corporation. Alguns direitos reservados,precisaremos de vários advogados.
É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que a fonte seja linkada.